”Conhecendo a autora” – Lu Piras

  • ”Lu Piras sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance –. Em suas várias vidas reais, esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão. A série Equinócio foi concluída em apenas sete meses.Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria.”’

Autora: Lu Piras

Livros: Equinócio – A Primavera

Editora: Dracaena

  • Equinócio é uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia – aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação, por isso, se não estiver com os pés no chão entre os livros técnicos, estará algures, absorta num romance histórico ou sobrenatural.

 

  • O que um jovem,que sonha em ser escritor,poderia fazer para seguir a carreira?

Uma das muitas dicas que se pode dar ao jovem escritor é buscar conhecer o  no qual ele pretende se inserir. O mercado literário é instável e muda o tempo todo. O escritor deve acompanhar essas mudanças; participar dos eventos literários, por exemplo.

  • Como você divide o tempo de escrita? Escreve todo dia? Se sim, quantas horas por dia?

Eu não sou uma escritora muito organizada, tampouco disciplinada. Escrevo quando tenho vontade e não tenho dia certo ou hora para isso. Tenho preferência por escrever à noite, de madrugada, pois é quando o silêncio do ambiente favorece à minha imaginação.

  • Há muita influência externa no equinócio?

Sim. Tudo que me inspira, motiva o que eu escrevo. Todas as minhas experiências e referências criam cenas e tramas para as minhas histórias. O que eu escrevo é uma continuação de mim, daquilo que eu sou por conta do ambiente e das pessoas à minha volta.

  • Sua vida mudou depois da publicação?

Mudou quanto ao tempo que preciso dispor para divulgar o livro e ao meu círculo de amizades que é cada vez mais amplo e diversificado.

  • Equinócio foi o seu primeiro livro escrito (e publicado)? Se não, quais foram os outros.

Equinócio é o meu primeiro livro publicado.

  • Você acha que Equinócio pode virar um volume de uma série? Como você escreveria o 1 episódio da saga em especial?

Equinócio é o primeiro livro de uma série de 4 livros. Todos estão escritos.

  • Qual foi sua maior dificuldade para publicar o Equinócio? Como venceu os obstáculos?

Sem dúvida, a maior dificuldade é encontrar uma editora que aposte em você como escritor. Não apenas no trabalho que você está apresentando à ela, mas no seu potencial como escritor. Eu corri atrás de editora como a grande maioria dos escritores fazem, mas a grande diferença na minha história foi ter lutado para fazer com que a escritora viesse até mim. Divulgação e Redes sociais são as palavrinhas mágicas.

  • Pensa em escrever alguma coisa fora do universo de Equinócio?

Tenho um novo projeto em fase de produção, uma coautoria com o escritor Felipe Colbert. Trata-se de uma fantasia urbana, chamada “A Última Nota”.

  • Ping Pong:

Sonho: Viver de escrever

Alguém: Deus

Livro: Aquele que estou lendo

Autora: Clarice Lispector

Hobbie: Ler

Frase: “Se as coisas são inatingíveis… ora! não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas!” (Mario Quintana)

Filme: São muitos, pois eu adoro cinema.Vou citar aquele que me inspirou ao criar o anjo da guarda Nath-Aniel, em Equinócio: “Cidade dos Anjos”

Lugar: Meu quarto

  • “Se pudesse voltar no tempo, mudaria algo em sua história ou a deixaria como está?”

Eu teria levado a sério a minha paixão pela literatura e investido mais cedo na carreira.

por resenhasdecabeceiras

Um comentário em “”Conhecendo a autora” – Lu Piras

Deixe um comentário

