#Conhecendo a autora: Renata Martins

 
Renata Martins estudou Letras na UFRJ.  Hoje casada e mãe de uma linda menina,concilia a maternidade com a vida profissional de uma escritora. Trabalhou com crianças e adolescentes, e hoje está começando uma nova jornada profissional.
ENTREVISTA

*Como você percebeu que seu destino era ser escritora?
Sempre gostei muito de escrever, e como era muito tímida escrever era a melhor forma de expressar meus sentimentos. Na verdade, escrevia por prazer, brincadeira até. Mas depois, o desejo de ter uma obra publicada e uma profissão que pudesse conciliar com meu papel de mãe, gritaram dentro de mim. Quando vi, já estava lançando meu primeiro livro, e isso foi muito importante e emocionante para mim.

*Quais seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Na verdade, o meu maior, passatempo é escrever. É uma deliciosa mistura de trabalho e prazer. Além da leitura, pois quem lê bastante com certeza consegue escrever.

*De onde vêm os seus personagens? são inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Meus personagens são sempre reais. Gosto de escrever sobre fatos baseados na minha vida ou de alguém. Muitas vezes passamos por situações muito complicadas na vida. Mas quando lemos, ou ouvimos alguma experiência parecida sentimos que não estamos sós, e que se outras pessoas passaram pela mesma situação e venceram, independente do que aconteça, também podemos conseguir.

*No início, que tipo de escritor/livro te influenciou? e agora?
Na verdade, espero que não soe pretencioso, (risos)… quando comecei a escrever não me baseei em ninguém. Apenas escrevia o que sentia. Não tenho a intenção de imitar ninguém, pois tudo o que escrevo vem do fundo do meu coração. Mas hoje começando a conhecer o mundo literário já gostava muito de Augusto Cury, mas passei a admirar demais a Lycia Barros. É claro que temos escritores nacionais maravilhosos, mas acredito que pelo meu estilo literário, e por falar sempre de Deus, eles sejam influencias muito positivas para mim.

*Qual de suas obras/personagens é seu favorito? Por que? o que ele significa para você?
Na verdade nunca tive um personagem, meu primeiro livro foi baseado na adolescência em geral, sentimentos que todos nós temos, que eu tive. Na verdade, os personagens do livro somos o leitor e eu, pois é como se conversássemos a respeito de cada assunto.

*De onde vem sua inspiração para escrever? Ela vem do nada?
Minha inspiração vem de Deus. É claro que preciso fazer a minha parte, estudar, pensar, refletir sobre cada tema que venha escrever. Mas é o Espírito Santo de Deus que me inspira a cada dia, que leva através dos meus livros, e das palavras colocadas em meu coração, um pouco do amor que ele sente por cada.
*O que um jovem que sonha em ser escritor,poderia fazer para seguir a carreira?
Primeiro de tudo é preciso estudar, ler bastante, estar atualizado de tudo o que acontece. A segunda e principal, ao meu ver, é: Se você tem um sonho, lute por ele, não importa quanto tempo você vai demorar até realiza-lo, mas nunca desista. Na vida vão aparecer muitas pessoas que dirão que não é capaz, que não cai conseguir. Alguns estarão sempre na plateia, não para torcerem por você, mas para verem a sua queda. Mas existem pessoas que lá na frente vão te olhar e falar, fique feliz por você, pois você sempre sonhou em escrever um livro, fico muito feliz que tenha conseguido (isso aconteceu comigo). Muitos se surpreenderão, e talvez até mesmo você se surpreenda quando chegar lá na frente. Mas nunca desista, os obstáculos não serão poucos, mas vá em frente… a vitória é certa. Acredite sempre que é capaz.

*Qual sua maior dificuldade ao escrever o seu primeiro livro?

Inicialmente, a dificuldade foi o dinheiro. Tive uma boa aceitação em todas as Editoras que procurei, e isso me intrigava por ser a primeira vez que escrevia profissionalmente. Eu pensei, o livro deve estar bom, já que recebi muitos contatos positivos. Mas os valores eram altos e eu não podia arcar com o que foi proposto na época. A partir dai comecei a me informar e fiz uma publicação independente.

Sucesso Renata Martins!

Maria Clara Arruda Marques (Editora-Chefe)

por resenhasdecabeceiras

3 comentários em “#Conhecendo a autora: Renata Martins

  1. 🙂 ela é muito fofa
    confesso que não conhecia a autora e gostei bastante da entrevista, principalmente por minha pergunta também estar ai *.*
    abraços

Deixe um comentário

